Cães e piscina – como usar com segurança?

Época de calor todo mundo quer uma piscina para se refrescar, inclusive os pets. Algumas raças têm pré-disposição a serem nadadores e outros não. Se você acabou de instalar uma piscina na sua casa ou se está pensando em viajar junto com seu cão para um local que tenha piscina e não sabe se o seu amigo de quatro patas saberá nadar, você precisa tomar alguns cuidados para que acidentes não aconteçam!

Supervisão
Se o cão acaba de chegar em uma casa que tem uma piscina, não permita que ele tenha acesso a ela sem supervisão, filhotes são curiosos e é bastante comum que caiam e se afoguem.

Ensine-o a Nadar
Um cão que sabe nadar corre menos riscos de se acidentar ou de afogar. Para começar, nunca jogue o pet dentro da água. Ele pode até sair nadando, mas o risco de ele se assustar e detestar a experiência é enorme. Uma boa tática é entrar na piscina e começar a chama-lo, incentivando-o a pular. Ou peça para alguém jogar o brinquedo preferido dele dentro da água, mas fique por perto para que ele se sinta seguro quando pular. Se a piscina tiver uma parte rasa onde o cão não precise nadar para se manter nela, comece nesta área, se não tiver, uma rampa pode ajudar muito, assim ele pode ir se molhando aos poucos e ganhando confiança. Lembre-se, torne a experiência o mais agradável e divertida possível!

 

Utilize Protetor Solar
Assim como nós, os animais também podem sofrer com os efeitos dos raios solares, por isso é muito importante que você passe protetor solar no seu cão. Mas nada de usar o seu protetor no pelo do cachorro. Existe no mercado protetores específicos para os animais.

Não o deixe sozinho
Por mais que o cachorro já saiba nadar e esteja acostumado a entrar na piscina, não é recomendado deixa-lo sozinho. Se ele tiver uma câimbra, por exemplo, poderá não conseguir sair da água e se afogar. Portanto, nada de deixar o animal sozinho dentro da água. Se você for sair, ele sai também.

Treine-o
É importante que o cão aprenda que só pode entrar sob seu comando, isso evita o uso inadequado quando não estiver presente.
Não cubra a piscina com lonas moles pode ser ainda mais perigoso, pois o cão pode cair e se enredar debaixo da água, sem conseguir voltar a superfície.

Coloque Coleira Peitoral
Pode parecer desnecessário, mas em casos onde o cão sofre com algum tipo de dor, como a câimbra, e fica desesperado para sair da água pode ser muito difícil ajudá-lo se ele estiver sem coleira, principalmente se for um cão de grande porte. Mas atenção, deve ser usada a coleira peitoral para não correr o risco de enforcar no animal, melhor ainda se for um colete salva vidas!

Tenha uma escada interna
Para que o cachorro possa encontrar uma forma de sair da água quando desejar, tenha uma escada na parte de dentro da piscina. Caso você não tenha, existem algumas rampas antiderrapantes específicas para os pets, que podem ser instaladas de forma simples em qualquer piscina.

Lembre-se, o simples fato da rampa existir não garante que o cão saiba que ali é o melhor ponto pra sair da piscina, é preciso treina-lo.

Resultado de imagem para rampa cães piscina madeira

Cuidado com Sugadores
Muitos acidentes acontecem, principalmente com crianças, com os ralos sugadores em piscinas. Os pets também correm esse risco ao tentar mergulhar para alcançar um brinquedo que afundou. Por isso, mantenha os motores desligados. Outra sugestão válida é aparar os pelos do animal, assim, além de evitar esse tipo de acidente, você diminui a temperatura corporal dele nos dias de calor.

Cuide dos Ouvidos
Coincidência ou não, os cachorros de raças nadadoras são os que mais têm problemas nos ouvidos, como otite, e a água da piscina pode agravar ainda mais. Por isso, procure por tampões de ouvido específicos ou pingue uma solução própria para o ouvido dos cães, quando sair da piscina, e seque bem a região.

Dê banho após a piscina
A água e os componentes químicos da piscina podem causar algumas irritações nos cães. Por isso é importante dar banho ou enxaguar o pet após uma tarde na piscina. Isso evitará algumas possíveis irritações, principalmente na região dos olhos.

Água da Piscina não é para beber
Por causa dos componentes químicos que mantem a água limpa é que os cães não podem beber a água da piscina. Então, certifique-se de que ele tenha água fresca e potável para beber e ensine-o que só pode consumir a água que está no pote.

Será que meu cão pode aprender a nadar?
Alguns cães simplesmente não podem nadar, seja por serem muito pesados, ou por terem as patas muito curtas, incapazes de sustentar a cabeça para fora da água. Então, antes de tentar ensinar o seu animal de estimação a entrar na água, veja se ele faz parte do grupo de cães que não podem nadar:

Buldogue Francês
Buldogue Inglês
Pug
Pequinês
Bull Terrier
Buldogue Americano
Boxer
American Staffordshire
Basset Hound
Dachshund
Chow Chow
Shih Tzu

 

Mas com um colete salva-vidas e com supervisão, todos podem se divertir na piscina.