Creche canina

Você conhece creche para cães?

Ainda desconhecido para muitos, a creche para cachorro (ou Day Care) tem o intuito de auxiliar os donos que, devido à rotina de estudo e trabalho, são obrigados a deixarem seus pets sozinhos em casa, onde passam o dia sem supervisão, sem horário correto para se alimentar e com muito tempo ocioso, podendo acarretar problemas como:

  • cães estressados e tristes
  • cães ansiosos
  • cães solitários e não sociáveis
  • cães com algum transtorno alimentar devido a ansiedade.

A creche para cachorro também é uma alternativa para os donos que querem apenas que seus pets possam se socializar com outros cães e gastarem a energia em forma de brincadeiras em um dia animado na companhia de novos amigos.

As creches de animais possuem ambientes próprios para unir diversão e socialização. Os animais se divertem e se sentem à vontade naqueles lugares ao mesmo tempo que entram em contato com humanos e outros animais.

Algumas creches possuem a infraestrutura maior, com piscinas e campos para os animais brincarem soltos, enquanto outras são mais fechadas e com ambientes menores. Escolher a ideal vai de acordo com a necessidade do animal e de quanto o dono pode pagar.

Socialização

As creches são altamente recomendadas para o cão ampliar sua capacidade de interagir e se comunicar com outros cães, diminuindo assim os riscos de se tornarem reativos e/ou agressivos com outros cães.

Cuidados

Infelizmente, nem todo o animal é apto a ficar em uma creche para animais, seja devido à falta de socialização, ou a necessidade de cuidados especiais que o local não oferece. Em qualquer que seja o caso, é importante que o dono procure o Day Care de sua preferência, se informe das condições e faça uma boa avaliação das necessidades.

Levar um cão arisco ou até agressivo para uma creche para animais pode ser um problema se não for feito com o maior cuidado possível. Antes de simplesmente deixar o bichinho lá, é importante que o dono tente acompanhar uma reabilitação do animal para que tenha certeza que ele não causará problemas.

Também é necessário conversar com os administradores e veterinários presentes no local para saber de todas as possibilidades de ambientes e medidas de segurança que eles possuem, para o animalzinho ficar em segurança. Às vezes acaba sendo melhor opção deixá-lo em um simples hotel para animais, onde não existe um contato tão direto com outros animais e humanos, e o bichinho vai se acostumando gradativamente a lidar com novos ambientes.

Regras

Para que um cão esteja apto a frequentar uma creche, alguns pontos precisam ser atendidos:

  • Vacinação completa e atualizada, de acordo com os requisitos do local;
  • Controle mensal de pulgas e carrapatos;
  • Vermifugação atualizada;
  • Os machos devem ser castrados e as fêmeas não podem estar no período do cio;
  • Filhotes só podem frequentar após terem tomado todas as vacinas;
  • O cão precisa passar por uma avaliação física e comportamental.

É importante que se perceba que todo esse protocolo de segurança tem como objetivo garantir a saúde e a integridade física das pessoas e dos animais que frequentam o estabelecimento.

Resultado

O Day Care permite que o animal fique mais livre e se divirta com jogos e outros animais. Os profissionais que atuam nessas creches ensinam truques e brincadeiras para os bichinhos que os donos podem tentar reproduzir depois. Isso desperta o interesse do animal e desenvolve sua inteligência.

O dono se sente mais feliz por deixar o animal em uma creche de confiança, pois sabe que ele será alimentado e tratado da maneira correta.  O cão, por sua vez, gasta suas energias, e volta pra casa mais cansado e relaxado.


A Alelu Educação Canina recomenda Dogcare Hotel e Daycare: www.dogcarehotel.com.br